quinta-feira, 23 de março de 2017

Se Deus existe, então porque há tanto mal no mundo?

Caro Davi,
Você esclareceu que o que lhe faz não acreditar em Deus é o comum questionamento: "Se Deus existe, então porque existe tanta crueldade no mundo, tanta fome e injustiça. Ele não é justo? Então porque se cala diante da maldade deste mundo?"
Confesso que é algo que nos faz pensar e eu estou aqui pra falar um pouco sobre isso.

As pessoas questionam como Deus governa o mundo, e a Sua Palavra já responde isso em Jó 34:17-30:  "Se Deus odiasse a justiça, não poderia governar o mundo. Será que você quer condenar aquele que é justo e poderoso? Deus condena os reis e as autoridades quando são maus, quando não prestam. Ele não mostra preferência pelas pessoas que estão no poder, nem favorece os ricos em prejuízo dos pobres, pois todos foram criados por ele. A morte pode vir de repente, no meio da noite. A pessoa tem um ataque e morre. Deus não precisa de ajuda para matar os poderosos. Pois ele sabe tudo o que fazemos e vê todos os passos que damos. Não existe nenhum lugar, por mais escuro que seja, onde um pecador possa se esconder de Deus. Deus não precisa marcar um dia para que uma pessoa se apresente a fim de ser julgada por ele. Ele não necessita de examinar a vida dos poderosos para acabar com eles e dar a outros o seu lugar. Pois Deus conhece o que eles fazem; a noite ele os derruba e esmaga. Em público, na frente de todos, Deus os castiga como se fossem criminosos porque eles se afastaram dele e não quiseram obedecer a nenhum dos seus mandamentos. Eles fizeram com que os gritos dos pobres e explorados subissem até Deus, e ele os escutou. Mas, se Deus se calar, ninguém poderá condená-lo. Se ele esconder o rosto, as pessoas e as nações ficarão sem defesa e nada poderão fazer para evitar que homens maus as governem e explorem."


Não existe ninguém mais justo do que Deus. Ele é incorruptível e não aceita que a injustiça seja feita, pois ela é contraria a Sua Natureza Divina.

 Então você ainda me questiona, porque toda essa maldade ainda continua acontecendo no mundo? Porque Ele deixa que isso aconteça? 


Em Gênesis, nos primeiros capítulos, vemos que o pecado que Adão e Eva cometeram - comendo do fruto da árvore do bem e do mal que Deus havia dito para não comerem, tornando-os assim pecadores e conhecedores do mal deste mundo e das coisas que desagradam ao Criador, fazendo-os serem expulsos do Jardim do Éden e outras consequências, que são refletidas até hoje, como a dor do parto e a infertilidade da terra -  não afetaram somente a eles, pois todos os que nasceram depois já nasceram no pecado, tornando-os indignos de estarem na presença do Todo-Poderoso. Tudo isso nos deixa claro que a atitude de Adão e Eva causou a ruína de toda a humanidade, tirando de todos o presente de experimentar da gloriosa Presença de Deus. Uma ligação que depois foi restaurada por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo, fazendo-se mediador entre Deus e os homens, restaurando assim, a antes corrompida, relação entre ambos.
Este fato nos mostra que toda ação tem uma reação, porém essa reação não afeta somente ao que causou a ação e sim a todos ao seu redor e, provavelmente, as gerações por vir.

Em Jó 35:5-8 diz: "Olhe para o céu e veja como as nuvens estão muito acima de você. Se você peca, isso não atinge a Deus lá no alto; as suas faltas, por muitas que sejam, não vão prejudicar a Deus. Se você faz o bem, não está ajudando a Deus; ele não precisa de nada que é seu. São os outros que sofrem por causa dos pecados que você comete; e também são eles que são ajudados quando você pratica o bem."
Este trecho bíblico comprova o que foi dito antes, que a ação - o pecado - tem reações - consequências do pecado - que atingem as pessoas ao redor deste e as gerações posteriores.

O que quero que fique claro é, as maldades, os problemas e as injustiças, tudo o que tem de ruim neste mundo, não é culpa de Deus! Isto mesmo, não é culpa de Deus!
Se devemos culpar alguém, deveríamos culpar nós mesmos. Pois o mal que fazemos é multiplicado a  um mal em larga escala que sai devastando as coisas e pessoas ao nosso redor.
 Então se existe um mal hoje, é porque ele é consequência do que nossos antepassados fizeram. E o mal que existirá no futuro é proveniente do mal que fazemos nos dias presentes.
Nós somos culpados por todo esse mal!

O mal e o pecado ofendem diretamente a Deus. O Criador já está agindo para acabar completamente com toda injustiça desse mundo perverso e maligno.
Jesus já venceu todo mal, e chegará um dia que Ele o exterminará por completo - e este dia está chegando - e julgará cada ser humano que já existiu nessa terra, os que existiram desde os tempos antigos até os dias de hoje e os que estão por vir, e mostrará a sua incorruptível justiça e dará o galardão que cada um merece.
Aos que creram no Seu Filho Jesus Cristo, foram batizados e viveram uma vida em retidão, seguindo os mandamentos de Deus, estes serão merecedores - não por si mesmos, mas por causa do sacrifício de Jesus na cruz - de receberem a vida eterna ao lado do Pai, e comerão da Árvore da Vida e nunca mais sofrerão mal algum.
Aos que não creram em Jesus Cristo, aos que viveram uma vida de maldade e perversidade, que fizeram o que era mal aos olhos do Senhor e não obedeceram os Seus Mandamentos, estes herdarão uma morte eterna no lago de fogo e enxofre, beberão do cálice da ira de Deus e terão uma eternidade de tormentos e dores, e neste lugar haverá choro e ranger de dentes.

Espero que tenha ficado claro Davi, que Deus não é culpado por todo o mal que há no mundo e sim nós, e que Deus já separou um dia para fazer justiça e julgará cada um segundo as suas ações nesta vida.
Oro para que o amor de Deus o encontre e te faça conhecer o Deus de amor, que você o aceite e seja batizado e que nunca mais viva esta vida que você está vivendo hoje, mas que viva uma vida segundo o querer do Senhor.

Fique na paz!

Imitadora de Cristo


DAVI É UM PERSONAGEM FICTÍCIO UTILIZADO PARA ESCLARECER ESTE ASSUNTO, PORÉM O QUE ESTE POST FALA É VERDADE! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário